Wesley Moreno/Power Mix
Lucas do Rio Verde/MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (16), a Operação Retorn, para investigar um suposto esquema de estelionato envolvendo negociações de veículos e embarcações. O caso começou a ser apurado após uma vítima relatar prejuízo de aproximadamente R$ 246 mil.
A investigação é conduzida pela Delegacia Municipal de Lucas do Rio Verde e teve início em fevereiro deste ano. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos teriam adquirido veículos e embarcações utilizando cheques que posteriormente não foram compensados.
Cinco mandados são cumpridos em dois estados
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Cuiabá e Chapecó (SC).
A Justiça também autorizou a quebra do sigilo telefônico dos investigados e o bloqueio de valores relacionados ao caso.
As medidas foram autorizadas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias – Polo Sinop, após manifestação favorável do Ministério Público.
Cheques foram devolvidos
De acordo com a investigação, os suspeitos teriam utilizado cheques como pagamento nas negociações. Quando os documentos foram apresentados para compensação, teriam sido devolvidos por falta de fundos ou porque as contas dos titulares estavam encerradas.
O prejuízo relatado pela vítima chegou a cerca de R$ 246 mil.
A partir da denúncia, os investigadores reuniram documentos e outras informações para identificar os envolvidos e rastrear bens e valores que possam estar relacionados às negociações investigadas.
Quatro veículos são apreendidos
Durante as buscas, os policiais apreenderam celulares, notebooks, contratos e diversos cheques, que serão submetidos à análise.
Também foram apreendidos quatro veículos que, conforme a Polícia Civil, possuem relação com os fatos investigados.
A análise dos materiais poderá apontar se o mesmo método foi utilizado em outras negociações e se existem outras possíveis vítimas.
Suspeito muda de endereço e acaba preso
Um dos investigados havia deixado Mato Grosso e seguido para Chapecó, em Santa Catarina. Durante o andamento do caso, ele teria mudado novamente de endereço, o que exigiu novas diligências para sua localização.
Com apoio da Polícia Civil catarinense, os investigadores conseguiram encontrar o novo imóvel.
Durante o cumprimento da busca, os policiais localizaram uma arma de fogo de uso restrito. O homem foi preso em flagrante e as providências relacionadas à prisão foram adotadas pela Polícia Civil de Santa Catarina.
A Operação Retorn continua com a análise dos materiais apreendidos e o aprofundamento das investigações.
FIQUE BEM INFORMADO PARTICIPE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM - THEADS - X (TWITTER) - YOUTUBE - TIKTOK
























